Transnordestina nos trilhos: o sonho está vindo de trem
- adm473017
- há 3 horas
- 1 min de leitura
As obras da Ferrovia Transnordestina — o maior empreendimento privado de infraestrutura de transporte do Nordeste, com apoio de fundos públicos como o FINOR e o FDNE — estão praticamente concluídas e aguardam apenas a liberação da licença ambiental pelo IBAMA para iniciar operação comercial.

O trecho entre Marcelino Vieira, PI e Iguatu, CE já está pronto, mas a burocracia impede que os trens de carga comecem a circular.
De acordo com a direção da concessionária Transnordestina Logística (TLSA), com a executora das obras — a Marquise Infraestrutura —, os trabalhos seguem acelerados e há confiança de que, até dezembro de 2027, a ferrovia estará em pleno funcionamento, ligando os estados do Nordeste ao porto cearense.
Para o setor produtivo regional — mineral, industrial, agroindustrial, agrícola e pecuário — a Transnordestina representa uma reviravolta logística: com ela, o escoamento se tornará mais eficiente e barato, diminuindo a dependência do transporte rodoviário.
No caso específico do Porto do Pecém, a chegada da ferrovia deve multiplicar sua capacidade atual de movimentação de cargas, abrindo novas oportunidades econômicas para o Ceará e todo o Nordeste.
Fonte: Diário do Nordeste — “Transnordestina nos trilhos: o sonho está vindo de trem” (08 de dezembro de 2025).







Comentários